Projeto da Unimed JP incentiva prática de atividades físicas em espaços públicos da Capital

Praticar atividade física ao ar livre, desfrutando de um belo visual, e aproveitar para fazer, gratuitamente, alguns testes de saúde. Estas foram algumas motivações para os banhistas e caminhantes que passaram pela orla de Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio, aderirem ao Projeto Jampa Saúde da Unimed João Pessoa, na manhã do último sábado (23).
Desde o ano passado, o Jampa leva ações de saúde para praças e orla como forma de conscientizar a população a deixar o sedentarismo de lado, adquirir hábitos mais saudáveis e prevenir doenças.  No sábado, quem passou pela tenda disponibilizada pela Cooperativa, das 6h às 9h, teve a oportunidade de realizar um treino funcional e também de verificar a pressão arterial e o Índice de Massa Corpórea (medida de peso) e fazer teste de glicemia. Mais de 100 pessoas participaram das atividades, que foram acompanhadas pelo gestor de Promoção da Saúde, o médico Genival Ferreira de Lima.
Foi o caso da psicóloga Jaqueline Albuquerque e do marido Aristides Madureira, que moram no Brisamar. “Foi uma grata surpresa, pois vim caminhar e de repente encontrei esse serviço maravilhoso de prevenção à saúde. Parabenizo a Unimed pelo projeto e espero que estejam aqui mais dias”, disse a psicóloga, que participou de todos os serviços oferecidos.
Na ocasião, profissionais do Setor de Promoção da Saúde esclareceram sobre hábitos saudáveis de vida e orientaram as pessoas cujos testes deram alterado a procurar ajuda médica. A equipe da Unimed JP também informou sobre os programas de controle do diabetes, equilíbrio do peso e voltado para gestantes que a Unimed JP oferece aos no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

TREINO FUNCIONAL
Já durante o treino funcional, os participantes realizaram exercícios com intensidade muito alta cujo foco foi perder peso.  “Os estudos mostram que quanto maior a intensidade do exercício, maior a quebra de gordura”, explicou o professor Claudney Forte, que supervisionou o treino. Ele recomendou, no entanto, que quem quiser praticar o treino funcional, deve procurar um médico para saber se está apto. O treino, sempre realizado em espaços livres, dura entre 50 e 60 minutos, mas no sábado as aulas foram feitas em apenas 30 minutos. 
A bancária Edna Fátima Madruga, moradora de Tambauzinho, aprovou a ideia. Para ela, com atividades como essa, a Unimed JP cumpre seu papel social perante a sociedade. “Achei uma ação muito bem organizada. A pessoa se sente cuidada, se sente bem”, afirmou.
Quem também compartilhou da mesma opinião foi o estudante Rômulo Egito, que mora em Jaguaribe, e estava caminhando na orla com a namorada. “É uma ação muito boa que a Unimed está promovendo e isso tem que acontecer mais vezes. É importante que uma instituição privada se preocupe com a saúde da população. É bastante positiva”, ressaltou.


CALENDÁRIO
O objetivo maior do Jampa é levar uma perspectiva de saúde aos pessoenses e mostrar que a atividade física e as práticas corporais são benéficas. Com esse projeto, além de incentivar a saúde preventiva, a Unimed JP ainda atende exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
Este ano, a proposta é que o Jampa seja realizado todos os sábados pela manhã e quartas à noite na orla, como forma de incentivar as pessoas a participarem continuamente da ação. As atividades nas praças públicas também serão priorizadas. Um calendário será montado e divulgado para a população.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa