Lançamento Degustando o Brasil


O lançamento do Degustando o Brasil, com o tema “Pernambuco Imortal – uma mesa de frevos e maracatus” proporcionou aos jornalistas convidados uma tarde de muito frevo ao som da sanfona e uma união da gastronomia entre os estados da Paraíba e Pernambuco. O evento aconteceu no último sábado no Restaurante Rural Casa de Cumpade, em Galante, distrito de Campina Grande, surpreendendo aos participantes em uma pequena demonstração do que vai acontecer nos dias 13 e 15 próximos.





Os jornalistas se deliciaram com a “Caldeirada Pernambucana”, preparada pelo Chef Renato Valadares e o “Bobó de Camarão servido na Moranga”, preparado pelo Chef João Barreto. Dentro da proposta dos organizadores do Degustando o Brasil, o espaço também é aberto para estudantes e novos talentos, a exemplo do Chef André Duarte, recém formado em gastronomia e criador do “Hambúrguer Nordestino”, cuja massa do pão é feita com o feijão verde, carne de sol com queijo de coalho e cebola caramelizada, bem apreciado pelos jornalistas.
Finalizando a recepção, o Chef Renato Valadares serviu uma sobremesa tipicamente pernambucana, a cartola, que é preparada com banana, queijo e canela, tendo como acompanhamento o tradicional bolo de rolo. O evento, que está em sua segunda edição, é mais um produto turístico rural promovido pelas empresas Mais Brasil Turismo e Restaurante Rural Casa de Cumpade, que promete proporcionar aos participantes uma viagem pelos sabores de Pernambuco, contando com as presenças dos Chefs João Barreto, Renato Valadares, César Santos e Duca Lapenda.
De acordo com os organizadores, João Barreto e Isaac Batista, a idéia partiu da necessidade de criar um diferencial e promover um festival gastronômico não só com a culinária, mas com dança e música e até a própria religião, “teremos um seminário para estudantes e amantes da gastronomia trazendo grandes nomes”, explicou João Barreto.Conforme Isaac Batista,  os quatro Chefs ficarão instalados em duas ilhas, preparando os pratos, e os participantes do evento irão até as ilhas e escolherão as iguarias que quiserem degustar.
 Estudantes de gastronomia e recém-formados nessa área atuarão como suporte para os profissionais, numa espécie de atividade pedagógica para aquisição de experiência com figuras que já atuam no ramo há muito tempo. O Degustando o Brasil é realizado em duas etapas, os “Seminários Gastronômicos” no dia 13, que consiste em oficinas preparadas especialmente pelos Chefs, destinadas para duas turmas de até 50 pessoas e o “Degustando o Brasil” que é um almoço temático a ser realizado no dia 15, cujo cardápio será assinado pelo Chef João Barreto e convidados. No dia 13 também vai ocorrer um debate tendo como tema “Gastronomia Brasileira – a construção de uma identidade cultural”, com intermediação do Chef Beto Urtiga.
No seminário os participantes terão oportunidade de conhecer segredos e técnicas da gastronomia pernambucana, enquanto que no dia do almoço temático, os participantes terão uma tarde especial reservada para degustar os melhores pratos que traduzem a culinária, aliado a decoração, música, artistas, aromas e sabores, proporcionando uma viagem ao Estado de Pernambuco. Este ano, dentro do tema “Pernambuco Imortal”, o grande homenageado é o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, considerado um dos artistas contemporâneos de maior expressividade, sendo ele herdeiro da obra do saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
No dia 15, quando acontece o almoço temático, além da degustação dos mais de 10 pratos preparados especialmente pelos Chefs, os participantes vivenciaram a cultura popular pernambucana, com a apresentação de grupos de frevo e maracatu. O Degustando o Brasil conta com a parceria do governo de Pernambuco que vai enviar orquestras de frevo e grupos de maracatu e de lanceiros, e também o apoio do governo do estado, através da PBTur.

Conheça os Chefs:

João Barreto – pesquisador do folclore e profundo conhecedor da cozinha de raiz do Nordeste brasileiro, que traz em cada prato uma pitada de história. Criador da Casa de Cumpade, espaço dedicado ao resgate cultural e tradições nordestinas.
Renato Valadares – especialista em Garde Manger, cozinha que destaca a preparação de molhos, cortes de carnes, legumes e frutas e técnicas especiais de cozimento, ele atua como consultor e ministra aulas em várias instituições.
César Santos – é proprietário do restaurante Oficina do Sabor em Olinda – Pernambuco, que surgiu pequeno em 1992, mas surpreendeu a todos os paladares com receitas exóticas que trouxeram novos sabores para culinária pernambucana.
Duca Lapenda – natural do Recife, ele é fundador e idealizador do Pomodoro Café, um dos premiados restaurantes de cozinha italiana de Pernambuco, sendo ainda apresentador desde 2011 do programa Cozinha Caseira na Fox/Bem Simples e do programa Advinha Quem Vem Pra Jantar, exibido na TV Pernambuco.

Serviço:

Degustando o Brasil com o tema “Pernambuco Imortal - uma mesa de frevos e maracatus”.
Passaporte para os Seminários Gastronômicos R$ 130, com direito almoço temático e à parte cultural.
Passaporte para o almoço temático e atividades culturais R$ 70
Informações: Mais Brasil Turismo Fone: (83) 3224-3050.



Description: F:\Degustando o Brasil\Assinatura.jpg

0 comentários:

Messina Palmeira

©2011 Messina Palmeira - assessoria jornalística | Web Designer by Danniel Sousa